Página Inicial / SOBRE A FEIRA / Feiras Livres em Uberlândia

Feiras Livres em Uberlândia

Histórico

A primeira feira livre foi inaugurada no município no ano de 1964 para escoamento da produção excedente dos comerciantes que até então era concentrada no Mercado Municipal da cidade (Mercado Velho), e também para aproximar os produtos dos fregueses.

No entanto, a ideia de feira na cidade é anterior como pode ser conferido pelo Decreto nº 50 de 20 de Agosto de 1931, assinado pelo Prefeito Lúcio Libânio:
“considerando que é dever da prefeitura, facilitar o comércio de gêneros alimentícios, de modo que garanta sua abundância, boa qualidade e baratesa; considerando que as dificuldades financeiras da Municipalidade não lhe permitem a construção de um mercado, decreta a seguinte lei:

Art. 1º – Fica creado o comércio de gênero alimentício em feira livre.(…)”
A partir de 1964, várias regulamentações foram sendo implementadas, destacando-se a Lei 10.702/2011. Também, foi ampliado o quadro de feirantes e de feiras na cidade. sendo que, em 2017 o município conta com 330 Permissionários de Feiras Livres, atuando em 61 feiras (diurnas e noturnas) espalhadas nos vários bairros da cidade.

Nossas feiras têm a finalidade de proporcionar o abastecimento de produtos hortifrutigranjeiros, cereais, produtos alimentícios industrializados ou já processados para consumo, pescados, utensílios domésticos, roupas, brinquedos, armarinhos, bijuterias, artesanato, e outros, constituindo uma opção de acesso aos produtos típicos, bem como forma de regulação do mercado e alternativa para atividades culturais, sociais e de fomento ao turismo local, em atendimento à população de Uberlândia.

Gerenciamento:

Diretoria de Fiscalização e Abastecimento – Centro Administrativo
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 – Santa Mônica
Horário de Atendimento ao Público: 12h às 17h
Telefone: (34) 3239-2627 / (34) 3239-2773

Total de feiras – 62
Feiras diurnas – 29
Feiras noturnas – 33

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *